Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
Título Original: Women on the Verge of a Nervous Breakdown
(Mujeres al borde de un ataque de nervios)
Autor: Peter William Evans
Páginas: 104
Formato: 13,5 x 19
Tradução: Lucia Olinto
Série: Artemídia
ISBN: 85-325-0929-0
Mulheres à beira de um de um ataque de nervos projetou o diretor espanhol Pedro Alomodóvar no cenário cinematográfico internacional, destacando-o como um dos mais criativos realizadores europeus das últimas décadas.
Estudo quase sempre hilariante dos relacionamentos entre homens e mulheres neste fim de século, o filme tem na sua personagem central, Pepa, magistralmente vivida pela atriz Carmen Maura, um brilhante exemplar da moderna heroína da tela. Revigorada e autoconfiante após passar por sérios embates matrimoniais, Pepa ocupa o centro de um colorido grupo de personagens que representam um vívido perfil da sociedade espanhola do nosso tempo. Por isso mesmo o filmd se transformou num grande sucesso mundial, premiando o trabalho de um diretor dotado de talento extraordinário para explorar as nuances do comportamento individual.
O ensaísta Peter William Evans nos oferece neste volume uma nálise acurada as incursões de Alomodóvar nas questões de gênero, sexualidade e subjetividade. Recorrendo a um leque amplo de conceitos críticos e psicanalíticos, Evans vê em Mulheres à beira de um ataque de nervos um relato não só do fascínio muitas vezes tirânico do desejo sexual, das ansiedades que permeiam os relacionamentos e a vida em família, mas também das possíbilidades de libertação pessoal. E, de quebra, examina a história recente da Espanha, inserindo as preocupações do filme na revolução social que ocorreu depois da morte de Franco.