O Lobo
(El Lobo, Espanha, 2004)O filme foi inspirado na vida de Mikel Lejarza, também conhecido como "O Lobo", o agente secreto espanhol que se infiltrou na organização ETA, na qual permaneceu durante período de 1973 a 1975. Lobo contribuiu para a queda das atividades terroristas da organização reduzindo-as a um quarto, o que representou uma atuação em 150 casos de colaboração, incluindo a prisão de diversos membros chave da entidade e alguns figurões do alto escalão do grupo.
A infiltração de Lejarza desestabilizou a organização em uma época em que suas ações estavam se tornando a justificativa perfeita para atuação do braço conservador do regime de Franco, que tomava vulto e poder, interrompendo o processo democrático na Espanha. A operação LOBO arruinou os planos de fuga dos terroristas, que pretendiam uma escapada em massa da cadeia onde estavam detidos, além de impedir uma onda de ataques surpresa, prestes a ser detonada. Essas demonstrações de poder ao regime ditador tinham como intuito principal provocar as forças armadas, assegurando ações - repressivas - de efeito em série.
Ao longo de toda a história da polícia da Espanha, a operação LOBO foi uma das que tiveram o maior êxito contra o ETA. Como conseqüência, o ETA sentenciou Lejarza à morte e espalhou cartazes por toda a região do país Basco pedindo pela captura do traidor. Lobo foi obrigado a mudar de fisionomia e identidade, e desapareceu para sempre, sem deixar qualquer vestígio.
Elenco:
José María Loygorri, Txema/Lobo (EDUARDO NORIEGA)
Ricardo (JOSÉ CORONADO)
Amaya (MÉLANIE DOUTEY)
Begona (SILVIA ABASCAL)
Pantxo (SANTIAGO RAMOS)
Nelson (PATRICK BRUEL)
Asier (JORGE SANZ)
Direção:
MIGUEL COURTOIS
Fonte:
Paris Filmes