Dicionário de Cama
(The Sleeping Dictionary, EUA, 2003)No início do século 19, Sarawak era um típico principado da Malásia, controlado pelo sultão do Brunei. Afora eventual pirataria na costa e a prática que algumas tribos selvagens adotavam, no interior, de tirar as cabeças de seus inimigos como troféus, Sarawak era um local pacífico. Tudo isso mudou quando o Sultão nomeou um governador altamente impopular. O povo se revoltou em 1836 e seguiu-se uma terrível guerrilha que perdurou até 1839, quando James Brooke, um jovem inglês abastado, chegou ao local com seu iate muito bem armado. Ele ajudou a dominar os rebeldes, que não foram páreo para suas armas, e o conflito chegou ao fim.
James Brooke foi nomeado rajá de Sarawak em 1841, e ele e seus descendentes se mostraram excelentes administradores e legisladores (os Rajás Brancos). Sarawak se manteve pacífica até a Segunda Guerra Mundial e a invasão dos japoneses em 1941.
No período em que o filme se passa, Sarawak era governada pela administração Brooke, embora não fosse uma colônia britânica. Assim, os oficiais britânicos que trabalhavam em Sarawak eram contratados pelo regime dos Brooke, e não funcionários do governo britânico.
Em 1946, o rajá Vyner Brooke cedeu o controle de Sarawak aos ingleses e ela se tornou uma colônia da Coroa Britânica.
No ano de 1963, Sarawak e a vizinha Sabah tornaram-se independentes, juntando-se à Malásia a fim de formar uma nova nação, a Federação da Malásia.
O povo iban constitui cerca de 30 por cento da população de Sarawak. Eles são conhecidos por sua energia, personalidade extrovertida e senso de humor. Houve uma época em que eram temidos como os mais cruéis degoladores de seus inimigos, mas hoje são conhecidos por seus belos tecidos ikat e podem ser encontrados em diversas áreas.
Na época em que se situa o filme, o povo iban vivia em casas comunais - grandes casas comunitárias construídas sobre palafitas, nas quais a tribo inteira vivia em harmonia, segundo suas próprias regras. Eles ainda existem, usando elementos mais modernos, e são famosos por sua hospitalidade e generosidade.
Elenco:
Selima (JESSICA ALBA)
John Truscott (HUGH DANCY)
Henry (BOB HOSKINS)
Aggie (BRENDA BLETHYN)
Cecil (EMILY MORTIMER)
Direção:
GUY JENKIN
Fonte:
Playarte Pictures