Casamento Grego
(My Big Fat Greek Wedding, EUA, 2002)A família Portokalos está preocupada com Toula. Solteira aos 30 anos, ela trabalha no Dancing Zorba's, restaurante de comida grega de seus pais, Gus e Maria, e cheira a pão de alho.
Seus dias são sem graça, como é o seu cabelo, suas roupas e seu jeito de ser. Toula escuta calada sua família sussurrar sobre sua triste condição de solteirona. Ela recusa a oferta do pai de ir para a Grécia em busca de marido. É como se ela não quisesse se casar. Essa idéia leva seus parentes a aceitar o inaceitável.
Toula quer algo mais para sua vida. No exato momento em que pensava no quanto desejaria ser mais ousada e bonita, seu olhar recai sobre um homem alto e bonito que entra no restaurante da família e a paralisa, igual as estátuas gregas que enfeitam a casa da família. O belo estranho nem a percebe.
Toula está disposta a mudar. Infelizmente, o resto da família não. Ela decide se matricular num curso de informática, apesar das objeções retrógradas do pai, que argumenta: "Por que ela precisa ir para a faculdade?. Ela tem a cultura suficiente que uma mulher precisa". Essa falta de tato não surpreende ninguém. Ele acha que Windex é o milagre curativo século, que os quimonos foram inventados pelos gregos, como também a filosofia e astronomia.
Algumas aulas de informática, um par de lentes de contato e uma nova atitude era tudo que Toula precisava. Ela consegue um emprego na agência de viagem de sua tia, onde, desta vez, é o olhar do belo estranho que recai sobre a nova Toula. Ele se chama Ian Miller (JOHN CORBETT), é professor de nível secundário, alto e bonito, mas, infelizmente, não é grego.
Não tarda para que ele a convide para sair e, logo, estão apaixonados. Mas Toula não sabe o que será mais desagradável para o seu conservador pai: o fato de que Ian ser Xeno (estrangeiro) ou ser vegetariano.
Mas nada mais importa depois que ele a pede em casamento. O casal acredita na possibilidade de felicidade, caso os pais de Ian consigam se dar bem com os pais de Toula, tias, tios, avó e seus vinte e sete primos. Mas, como diria Tia Voula, "já que ele não come carne, farei cordeiro".
Toula sabe que se Ian convencer que está à altura das exigências de seus parentes amalucados e se batizar na Igreja Ortodoxa Grega, ela terá o seu casamento grego, incluindo uma limusine azul, duas esculturas de gelo, dez damas de honra vestidas de turquesa, um bolo de cinco camadas com uma escadaria de plástico e uma fonte de champanhe.
Elenco:
Fotoula 'Toula' Portokalos (NIA VARDALOS)
Ian Miller (JOHN CORBETT)
Gus Portokalos (MICHAEL CONSTANTINE)
Maria Portokalos (LAINIE KAZAN)
Tia Voula (ANDREA MARTIN)
Angelo (JOEY FATONE)
Toula aos 6 anos (CHRISTINA ELEUSINIOTIS)
Schoolgirl (KAYLEE VIEIRA)
Greek Teacher (JOHN KALANGIS)
Toula aos 12 anos (MARITA ZOURAVLIOFF)
Athena Portokalos (STAVROULA LOGOTHETTIS)
Athena aos 15 anos (SARAH OSMAN)
Direção:
JOEL ZWICK
Fonte:
Europa Filmes