Publicidade

O Pianista

O Pianista

Título Original: Pianista
Autor: Wladyslaw Szpilman
Páginas: 352
Formato: 14 x 21
Tradução: Tomasz Barcinski
ISBN: 85-01-06350-9

Entre os muitos livros que foram excritos sobre o Holocausto, O Pianista, de Wladyslaw Szpilman, ocupa um lugar especial. É, em primeiro lugar, uma incrível história de sobrevivência, que começa em setembro ce 1939, quando se inicia a Segunda Guerra Mundial e Varsóvia é bombardeada pelos nazistas. Seguem-se a ocupação e a terrivel perseguição aos judeus que culminará com o Holocausto: milhões serão mortos em Auschwitz, Treblinka e outros campos de concentração. Poucos, muito poucos, sobreviverão para narra esse horror, e entre eles estará o autor desta obra.

Nascido em 1911, Szpilman era um pianista de notável talento - de fato, executava ao piano um Noturno de Chopin, na Polskie Radio, exatamente no momento em que as bombas começaram a cair sobre a capital polonesa (seis anos depois, quando o inferno terminou, foi a mesma peça musical, tocada pelo mesmo Szpilman, que assinalou a retomada das atividades da radio). Wladyslaw Szpilman deveria ter tido o mesmo destino que sua gente; mas livrou-se, graças à sua incrível energia e uma desesperada vontade de viver. Confinado ao gueto, escapou da deportação para o campo de extermínio com a ajuda de um policial que admirava seu talento e que o salvou no último momento. Quando, anos depois, o gueto se sublevou e foi bombardeado, ele de novo sobreviveu e foi poupado da morte pela fome graças a um oficial alemãol revoltado com a barbárie praticada por seus companheiros de armas.

Em 1946 Szpilman publicou seu livro. A história daquele que foi chamado de o "Robindon Crusoe de Varsóvia" não recebeu, do regime comunista então no poder, a devida atenção. Cinquenta anos depois tiveram de se passar para que o mundo descobrisse esta impressionante narrativa, transformada, por Roman Polanski, num velo filme (e que o autor, falescido em 2000, não chegou a ver). Ao contar sua história, Szpilman usa um tom absolutamente neutro. Ele não precisa de linguagem grandiloquente. Os duros transes pelos quais passou e sua heróica luta pela sobrevivência resultam em um dos grandes testemunhos de nosso tempo e numa sombria lição da História.

Informação

Notícias
Trilhas Sonoras

Entretenimento

Letras de Músicas

Diversão

Wallpaper
Papercraft

Descontinuado

Cinema
Livros
Trailers